quarta-feira, 16 de julho de 2014

Cadastramento do Programa Mais Educação prorrogado.

Escolas da educação básica pública, municipais e estaduais, podem aderir ao Programa Mais Educação até 4 de agosto. Em 2013, o programa atendeu estudantes de 49 mil escolas das 27 unidades da Federação e, neste ano, a meta é atingir 60 mil escolas.
Ao oferecer educação integral ou jornada ampliada, as redes públicas contribuem para qualificar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, reduzir a repetência e a evasão escolar. Escolas que ingressam no programa oferecem, no mínimo, sete horas diárias de atividades, que compreendem aula das disciplinas do currículo, orientação de leitura e estudo, acompanhamento pedagógico e atividades orientadas nos campos da cultura e dos esportes.
Para facilitar a escolha de diretores e coordenadores pedagógicos, o Ministério da Educação oferece às escolas uma relação de atividades nas áreas de educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; e educação econômica. O acompanhamento pedagógico é obrigatório.
Para participar do Mais Educação, as escolas devem preencher o cadastro no PDDE Interativo, informar dados como os número de estudantes e escolher as atividades.
Assessoria de Comunicação Social MEC

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Reunião sobre cadastramento das turmas do Mais Educação no EDUCACENSO


O Núcleo de educação Integral da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) esteve reunido, no dia 09 de julho com os Professores Comunitários do programa Mais Educação, juntamente com os responsáveis pelo preenchimento do censo escolar das escolas integradas a esse programa, a fim de discutirem sobre o cadastramento dos estudantes que participam das atividades complementares vinculadas a Educação Integral.
A reunião, que aconteceu no Sobrado dos Azulejos, sede da SMEd, contou com a colaboração da assessora do Núcleo de Recursos Humanos, Lourdes São Bento, da assessora do Núcleo de Gestão, Lucia Fazio e da coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar, Vera
Lembramos que o censo deverá ser entregue até o dia 15 de julho de 2014 para a professora Lurdes São Bento do Núcleo de Recursos Humanos.





Segue aqui o material referente ao preenchimento das turmas do Mais Educação e de Educação Integral no EDUCACENSO.

Mais Informações: 
Telefone: 3233-8475 Núcleo de Educação Integral
E-mail: denise.neves@riogrande.rs.gov.br
                                                 

Alunos do Mais Educação da E M E F Wanda rocha Martins participam de rústica da UNIMED e chegam ao Pódium.

Coordenados pelo Professor Golbery Minuto Gaubert, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wanda Rocha Martins, localizada no Cassino, destacaram-se na Rústica dos 20 anos da UNIMED, a qual aconteceu no dia 15 de junho, domingo.



De acordo com o Prof. Alison Duarte, professor coordenador do Projeto Mais Educação na EMEF Prof.ª Wanda Wanda Rocha, “o primeiro semestre de implantação do Mais Educação na escola já vem colhendo frutos significativos. Destaca-se a Oficina de Atletismo, onde temos como “oficineiro” o professor Golbery. Além de uma participação expressiva dos alunos e grandes resultados na Rústica do SESC, que ocorreu no mês de Abril; no mês de Junho, a participação ocorreu na Rústica da UNIMED, onde o aluno Elton Silva Almeida, do 6ºAno A, e a aluna Bruna Bastos da Costa, do 7º Ano A, foram os primeiros colocados na categoria de 1km”.
É importante salientar que a prática de modalidades esportivas proporcionadas pelo Projeto Mais Educação não deve ter apenas uma concepção de formação de atletas. O principal objetivo é de integrar o aluno na cultura corporal de movimento, de uma forma completa, transmitindo conhecimentos sobre saúde e adaptando a prática das aulas à individualidade de cada aluno, correspondendo à fase de desenvolvimento em que este se encontra. O esporte dentro do Mais Educação é uma grande oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, nunca de forma seletiva, mas sim incluindo todos os alunos, respeitando, portanto, os limites e possibilidades de cada um”, destaca Alison.

segunda-feira, 7 de julho de 2014